Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“O maior desafio dos professores tem a ver com as expectativas que a sociedade criou sobre eles”

Mailis Reps, ministra da Educação na Estónia

Ints Kalnins/ reuters

Em entrevista ao Expresso, a ministra da Educação da Estónia, Mailis Reps, explica como é que um pequeno país, com um PIB per capita ligeiramente inferior ao de Portugal, conseguiu entrar para a ribalta dos sistemas educativos

Os alunos da Estónia brilharam na última edição dos testes PISA – a maior avaliação internacional em matéria de Educação, conduzida pela OCDE –, conseguindo nas provas de 2015 o melhor resultado na Europa na literacia científica (3º no total de 72 países e economias participantes), à frente da vizinha Finlândia. A matemática foram apenas superados pelos colegas de 15 anos suíços (9º lugar no ranking global) e a leitura alcançaram o terceiro melhor desempenho na Europa (6º mundial).

Mailis Reps esteve quinta e sexta-feira em Lisboa a participar na Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente, que juntou quase duas dezenas de delegações, compostas por ministros e responsáveis pelas políticas educativas, líderes das maiores estruturas sindicais e peritos de países com bons resultados no PISA ou que se distinguiram pela evolução nos últimos anos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)