Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

As cidades mais cantadas

Lua cheia junto ao Empire State Building que é um dos símbolos da cidade de Nova Iorque, tal como o rio Hudson que a banha

Gary Hershorn/ getty

Uma análise a cerca de 14 milhões de canções, em várias línguas, revela que Nova Iorque é a cidade mais homenageada pela música. Lisboa, a metrópole portuguesa mais cantada, surge em 54º lugar entre 300 cidades pesquisadas. Este artigo lê-se em poucos minutos, mas demora mais de duas horas a ouvir

Margarida Mota

Jornalista

Nova Iorque é a metrópole que mais inspira os letristas em todo o mundo. Imortalizada pela voz de Liza Minnelli no filme “New York, New York” (1977), de Martin Scorsese, a Grande Maçã é citada num total de 30.867 canções. De longe, seguem-se duas cidades europeias: Paris e Londres, com 20.007 e 14.805 referências, respetivamente.

As conclusões resultam de uma análise a mais de 14 milhões de letras, elaborada pela empresa Holidu, um motor de busca para casas de férias, com sede em Munique, e Musixmatch, o maior catálogo mundial de letras de músicas e respetivas traduções.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)