Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Carnaval o ano inteiro

Da esq. para a dir.: nyu (Daniela Pata), Squall Leonhart (Hugo Santos), Maid (Ângela Pata) ou Roxas (Filipe Oliveira), personagens de séries japonesas e videojogos que uma nova geração encarna para conviver

fotos rui duartte silva

Com o Carnaval à porta, republicamos uma reportagem sobre jovens que se mascaram durante o ano inteiro. São adeptos de cosplay (aglutinação de costumeplay), uma tendência japonesa que tem uma linguagem própria, fatos feitos pelos participantes, convívio - e com muitos adeptos em Portugal (reportagem publicada originalmente na revista de 13 de fevereiro de 2010)

Quem ali passasse, naquele sábado frio de Inverno, não tinha como não deter o olhar. A zona junto à porta da Central Comics, uma loja de banda desenhada no Porto, fervilhava com dezenas de jovens fantasiados das mais diversas maneiras. Estava um dia gélido, mas isso não impedira muitos destes miúdos de irem trajados a rigor para um encontro de cosplay.

Cos... quê? Cosplay, a tendência japonesa - abreviatura de costume play - que consiste em encarnar uma personagem das séries de anime (animação japonesa) ou manga.

Os participantes vestem-se conforme a figura que querem assumir - e são milhares as possibilidades -, com fatos feitos por si, e participam em concursos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)