Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A 3G3 agora chama-se Mário

d.r.

Há edifícios, salas, passagens e outros espaços com nome de gente nas instalações do Parlamento Europeu, em Bruxelas. A partir desta quarta-feira, a sala de reuniões 3G3 passará a ser mais uma delas - a sala Mário Soares, “militante da Europa”

Luísa Meireles

Luísa Meireles

em Bruxelas

Redatora Principal

Toda a gente sabe que o ex-Presidente e líder socialista Mário Soares não fez história no Parlamento Europeu (PE). Mas um tributo lhe é devido: fez história em Portugal e na Europa. Esta quarta-feira, o PE prestou-lhe essa homenagem e, numa cerimónia oficial, atribuiu o seu nome a uma sala de reuniões no terceiro andar do edifício Altiero Spinelli. Até agora era a 3G3, passou a ser a Mário Soares.

Não é pouca coisa, atendendo ao reduzido número de europeus que têm essa honra. Dos portugueses, então, só mesmo um: Francisco Lucas Pires, ex-líder centrista e depois eurodeputado e militante social-democrata, a quem foi dado o nome de um gabinete de leitura, junto à biblioteca do PE. Mas Lucas Pires foi um eurodeputado por excelência e que, como tal, marcou o PE.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)