Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Saiba quanto subiu (ou desceu) o preço por m2 das casas nos 308 municípios de Portugal

Foto Ana Baião

O INE divulgou, esta segunda-feira, o valor mediano por metro quadrado das casas vendidas em Portugal no terceiro trimestre de 2017 e não há dúvidas: os preços subiram, e não foi só em Lisboa e no Porto. Claro que é nestas duas principais cidades do país que os preços são mais altos, mas há aumentos significativos em muitos municípios do Norte e do Alentejo

Ana Baptista

Ana Baptista

Jornalista

O preço das casas vendidas em Portugal atingiu, no terceiro trimestre de 2017 (julho a setembro), 912 euros por metro quadrado, mais 1,8% que no trimestre anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira. Mas olhando para os valores praticados um ano antes, no terceiro trimestre de 2016, a subida foi ainda maior: 6,6%, pelas contas do Expresso com base nos dados do INE.

De acordo com esta análise, os preços de venda subiram na maior parte dos 308 municípios do país e há alguns aumentos significativos, como em Santa Marta de Penaguião, na região do Douro, onde os valores por m2 subiram 94,7% (mais 199 euros) nos 12 meses compreendidos entre o terceiro trimestre de 2016 e o mesmo período de 2017. Dos 210 euros/m2 passou a pagar-se 409 euros/m2 por uma casa. Há ainda registo de fortes aumentos noutros municípios do Norte do país e do Alentejo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)