Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O guião de Cristas para crescer à direita

Assunção Cristas dedica as jornadas parlamentares ao investimento público e saúde

Nuno Botelho

A líder do CDS arrancou as jornadas parlamentares com os olhos postos em 2019. A estratégia para as próximas legislativas já começa a ser definida: Costa bem pode preparar-se porque o CDS tirou as lições certas do que aconteceu em 2015. A receita dos centristas passa por atacar o Governo - mais ou menos às claras -, colher os seus louros e mostrar alternativas. Tudo com 2019 em mente

Políticas de caso? Não

Nim: foi mais ou menos esta a resposta que Assunção Cristas deu aos jornalistas, esta manhã, quando foi questionada sobre a polémica que rodeia o ministro das Finanças – o ministério foi alvo de buscas porque Centeno pediu bilhetes para ver um jogo do Benfica, ao mesmo tempo que se sabe que a Câmara de Lisboa concedeu uma isenção fiscal a um edifício reabilitado por uma empresa administrada por dois dos filhos de Luís Filipe Vieira, presidente do clube. A líder centrista começou por insistir que não comenta “casos, processos e investigações” estejam na fase em que estiverem, recusando fazer a política do caso e deixando o processo seguir na Justiça. Mas Centeno, recentemente eleito líder do Eurogrupo – e ainda no rescaldo da condução da sua primeira reunião no organismo, merecedora de muitos elogios – é uma das caras principais do Governo e Cristas sempre deixou escapar uma farpa: questionada sobre o impacto que investigações destas à volta de membros do Governo podem ter na imagem de Portugal lá fora, respondeu que “impacto positivo não terão”. Assim ficaram resolvidos dois problemas: não cavalgou o caso e fez questão, como disse, de “separar as águas”, mas sem perder a oportunidade para lembrar que o caso não será, em nenhum cenário, bom para o país.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)