Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Mário!” O dia em que o ministro alemão chamou o português para lhe dar um abraço e em que este teve de mudar um hábito

Em Bruxelas, na primeira reunião do Eurogrupo tendo Centeno como presidente, houve muitos abraços. Na foto, Mário Centeno e o ministro espanhol, Luís de Guindos

epa

O novo presidente do Eurogrupo promete “pôr mãos à obra” para reformar a União Económica e Monetária e vê com bons olhos um novo alargamento da Zona Euro

“Mário!”, exclama o ministro alemão das Finanças, Peter Altmaier, ao ver Mário Centeno. Os dois cruzam-se à entrada do edifício onde vai decorrer a reunião do Eurogrupo. Altmaier ia a entrar. Centeno a sair, para falar aos jornalistas. Segue-se uma troca de abraços e ouve-se ainda um “congratulations” dirigido ao ministro português e agora Presidente do Eurogrupo.

Centeno, que não tinha por hábito falar à imprensa antes das reuniões, passa agora a ter de antecipar a agenda aos jornalistas. Falou primeiro à imprensa internacional, em inglês. Depois passou a mensagem também em português, para mostrar otimismo quando ao mandato de dois anos e meio que tem pela frente.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)