Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Portugal participa em projetos para descobrir vida em Marte

Zita Martins nos jardins do Observatório Astronómico de Lisboa

José Carlos Carvalho

Aos 38 anos, Zita Martins é considerada uma das maiores especialistas do mundo na astrobiologia. Depois de 15 anos fora do país, acaba de regressar às origens, trazendo para o Instituto Superior Técnico e para Portugal a participação em todos os projetos pioneiros internacionais em que está envolvida

Virgílio Azevedo

Virgílio Azevedo

Redator Principal

Portugal acaba de entrar em dois projetos da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), destinados a testar materiais que permitam detetar a existência de vida em Marte em futuras missões espaciais automáticas ou tripuladas ao planeta vermelho. A participação portuguesa deve-se à astrobióloga Zita Martins, que foi recentemente contratada pelo Instituto Superior Técnico (IST), depois de uma carreira de 15 anos de investigação, ensino e divulgação da ciência fora do país.

Considerada uma das maiores especialistas do mundo na astrobiologia – uma área científica emergente que estuda a origem da vida na Terra e os sinais de vida nos planetas e luas do Sistema Solar e nos planetas extrassolares – Zita Martins saiu do Imperial College de Londres e trouxe para Portugal todos os projetos de investigação internacionais em que participa, incluindo as duas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) na ISS.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)