Miranda Calha e a Defesa. “O Presidente não pode ser colocado perante decisões já tomadas”
07.12.2017 às 18h00
Miranda Calha, deputado socialista
Tiago Miranda
O deputado socialista quebra um tabu e considera que o Presidente da República deve ter mais poderes de nomeação das chefias militares. Defende ainda que as Forças Armadas intervenham mais ativamente no combate aos fogos
Tem 70 anos e é um dos mais antigos deputados socialistas, presente no hemiciclo desde a Constituinte, com exceção dos intervalos em que ocupou cargos governamentais (foi por três vezes secretário de Estado). Nesta entrevista, que o Expresso publicará na íntegra na edição em papel desta sexta-feira, o deputado toca um tema sensível: os poderes do Presidente da República, que é, ao mesmo tempo, “a principal representação externa do país”, como comandante supremo das Forças Armadas.
O tema é quase tabu desde os tempos em que Mário Soares, então primeiro-ministro, enfrentou o general-Presidente Ramalho Eanes. A Constituição acabava de ser alterada, em 1982, acabando com muitos poderes do Chefe de Estado.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)