Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Insuficiente”: todos os partidos (exceto o PS) pedem mais informação ao Governo sobre defesa europeia

Marcos Borga

Governo enviou documento ao Parlamento sobre defesa europeia que não satisfez deputados da oposição e parceiros do PS. Querem mais informação e um plano detalhado

Luísa Meireles

Luísa Meireles

texto

Redatora Principal

A Comissão dos Assuntos Europeus decidiu hoje de manhã enviar uma carta aos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros a pedir mais informações sobre o chamado Plano de Implementação Nacional (PIN), que deve acompanhar a nota de adesão do Governo à Cooperação Estruturada Permanente (CEP, ou PESCO, segundo o acrónimo em inglês).

O Governo anunciou que o fará no próximo dia 11, na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros e dispôs-se a discutir com os deputados da Comissão de Assuntos Europeus e da Defesa na quarta-feira de manhã, no mesmo dia em que à tarde, depois do plenário quinzenal, haverá um debate sobre o Conselho Europeu. Entretanto, a pedido dos deputados, enviou na segunda-feira o seu esboço do PIN.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)