Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Pedrógão Grande. Visita guiada ao que está por fazer

Marcos Borga

Comissária europeia que tem a seu cargo o Fundo de Solidariedade da UE visitou Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. Capoulas Santos mostrou-lhe o que aconteceu e o que ainda está por fazer para justificar o pedido de apoio do Governo português

Os troncos dos eucaliptos queimados, já cortados e quase todos do mesmo tamanho, acumulam-se em pilhas à beira das estradas. São parte do que resta das terras ardidas. Os outros continuam nos mesmos sítios, negros e vergados sobre eles próprios, muitas vezes já rodeados dos novos eucaliptos que nasceram espontaneamente nos últimos cinco meses.

É esse o cenário de um lado e do outro das estradas que atravessam Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. E foi esse o cenário que esta segunda-feira preencheu a manhã da comissária europeia para a política regional, Corina Cretu, que veio a Portugal para ver, ela própria, o efeito dos incêndios que marcaram este verão.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)