Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Não faz sentido as pessoas não se vacinarem. A vacina da gripe é eficaz e seguríssima”

O frio vai chegar e pode, este ano, trazer um tipo de gripe que a Direção Geral da Saúde diz ser potencialmente mais grave

Tiago Miranda

A gripe que se teme este inverno dá pela designação H3N2, subtipo que se anuncia potencialmente mais grave e suscetível de atacar os mais idosos e frágeis. Com a Direção-Geral da Saúde a apelar à vacinação, Filipe Froes, pneumologista ouvido pelo Expresso, esclarece as dúvidas que ainda possam existir

O apelo à vacinação feito esta semana pela Direção Geral da Saúde (DGS), alertando para o facto de a gripe este ano poder ser mais grave, terá deixado os portugueses mais preocupados, mas a lógica é a da prevenção, dizem os especialistas. Para os mais renitentes, a mensagem é a de que a vacina da gripe é segura, eficaz e recomenda-se.

No dia em que o Presidente Marcelo acompanhou o ministro da pasta ao centro de saúde de Sete Rios, em Lisboa, e deu o exemplo, sendo vacinado, o Expresso ouviu o pneumologista Filipe Froes, do Centro Hospitalar Lisboa Norte. O também consultor da DGS esclareceu dúvidas, deixando conselhos suplementares sobre como reduzir o risco e fazer frente ao frio que aí vem, mantendo o vírus afastado.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)