Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Nell Gwynn, uma das primeiras atrizes profissionais inglesas, chamava a Carlos II de Inglaterra o seu Carlos III

Uma vez, para afastar da cama do rei uma sua rival, deu-lhe um bolinho com laxante quando a noite se aproximava… Apesar de analfabeta, era uma mulher que sabia o que queria e aproveitou bem o tempo como amante de Carlos II de Inglaterra, quando este era casado com a filha de João IV de Portugal. Nell Gwynn foi das primeiras atrizes profissionais a ganhar popularidade (ou mesmo a primeira). Morreu há precisamente 330 anos, com 37 de idade, dando origem a uma importante casa da monarquia britânica

Carlos teria 37 anos quando por ela se encantou. Eleonora era mais nova duas décadas, uma jovem atriz de teatro já bastante conhecida, sobretudo em comédias. Chamar-lhe-á o seu Carlos III. Ele já era rei e casado, com a portuguesa Catarina de Bragança, e também um mulherengo. Ela, de origem humilde, é uma das primeiras atrizes inglesas profissionais a atingir a popularidade e há de ser uma das mais importantes amantes de reis, mãe de um filho feito duque e de um neto que chegará a bispo. A “bonita e espirituosa Nell” morreu a 14 de novembro de 1687, faz esta terça-feira 330 anos.

Carlos é o rei de Inglaterra, segundo deste nome, sentado no trono em 1661, aos 31 anos de idade, após uma experiência republicana que o obrigara a um exílio de nove anos. Eleonor, conhecida por todos pelo diminutivo Nell, nasceu a 2 de fevereiro de 1650, no ano seguinte à decapitação de Carlos I, filha do capitão realista Thomas Gwynn, que acabou preso, e de Ellen Smith, mulher que teria problemas com a ingestão de álcool. Da sua infância pouco se sabe, mas há a certeza de ter sido pobre e dura, havendo quem diga que ela iniciou a carreira com 14 anos, na rua, onde também se prostituía.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)