Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Legionella faz dois mortos e “número de doentes vai aumentar até à próxima semana”

josé caria

Já há 29 casos, sendo o maior surto registado numa unidade hospitalar em Portugal e um dos maiores no mundo. Uma especialista nacional disse ao Expresso que o número de infeções continuará a aumentar, porque o período de incubação pode ir até 14 dias

A bactéria legionella que se disseminou no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, já infetou 29 pessoas, duas das quais morreram, uma no hospital de Santa Maria e outra num hospital privado. Três dos 29 infetados estão internados na unidade de cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier e os restantes em enfermaria. O surto, detetado na sexta-feira e que é já o maior numa unidade hospitalar em Portugal e um dos maiores no mundo, vai infetar mais pessoas.

“Mesmo se com as medidas de reforço tiver sido cortada a cadeia epidemiológica, ainda vamos ter mais alguns casos. O período de incubação é de dez dias mas às vezes vai até aos 14. Assim, até ao início da próxima semana é expectável que ainda surjam mais doentes”, afirma a ex-coordenadora da estratégia nacional contra a doença dos legionários Teresa Marques.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)