Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Governo vai avançar com bloqueadores de drones nos aeroportos

getty

O Secretário de Estado das Infraestruturas promete para o início do ano legislação que torna obrigatórios os seguros e o registo de drones. Depois serão instalados sistemas de monitorização e bloqueio em locais em que o voo desse tipo de aparelhos está interdito. As demonstrações começaram esta segunda-feira, em Ponte de Sor

Um radar, um par de câmaras e comunicações de rádio para o que der e vier. Junto à pista do Aeródromo de Ponte de Sor, representantes de Governo, aviação civil e polícias juntam-se à volta de um ecrã com o mapa da pista. Quem não trouxe óculos de sol tem dificuldade em ver o pequeno drone que, a título de demonstração, se desloca a algumas centenas de metros.

Em contrapartida, os responsáveis da Thales não precisam de óculos ou binóculos para saber o que se está a passar: o sistema de deteção e monitorização de drones permite-lhes ver no ecrã um drone de um quilo, que não ocupa mais de 0,01 metros quadrados, a voar a quatro quilómetros de distância.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)