Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Rajoy e Sánchez acordam revisão constitucional

Com a independência declarada, mas suspensa, abre-se um período incerto de diálogo

Foto FELIPE TRUEBA/EPa

Viveu-se em Espanha um dia de certo alívio da tensão, com as forças políticas a tomar posições diferentes, mas todas dirigidas a abrir espaços de diálogo para resolver o problema catalão

É o regresso da política. Um dia depois da declaração de independência suspensa da Catalunha, os dois maiores partidos espanhóis comprometeram-se a realizar uma revisão constitucional que reveja o modelo territorial do país vizinho. Os partidos independentistas catalães não se mostraram entusiasmados.

Ainda assim, há um certo alívio de tensão no país: os posicionamentos maximalistas de outrora silenciaram-se para tentar propiciar uma solução. As forças unionistas deixaram de arvorar a Constituição espanhola como muro inamovível e imutável, os separatistas não levaram a cabo a secessão unilateral e, ainda que de formas diferentes, todos se dispõem a dialogar. Como ultrapassar os condicionamentos prévios e linhas vermelhas anunciadas à partida é questão para os próximos dias.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)