Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Risco de recessão na zona euro cada vez mais baixo

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, tem mostrado otimismo sobre a recuperação da economia mundial

epa

FMI atribuiu probabilidade de 20% de a economia da moeda única entrar em queda até final de 2018. Em abril, a probabilidade era de 30%. Portugal é uma das economias em maior aceleração…este ano

Com a economia europeia a crescer, as taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) em mínimos históricos e o desemprego ao nível mais baixo desde 2008, a palavra recessão não é certamente a primeira a vir à cabeça quando se analisa a conjuntura económica. Mas o risco não só existe – sempre – como o Fundo Monetário Internacional (FMI) o quantifica.

No World Economic Outlook (WEO) hoje divulgado em Washington, onde decorrem as reuniões do FMI e do Banco Mundial até domingo, o Fundo estima uma probabilidade a rondar 20% de ocorrência de uma recessão na zona euro até ao final do terceiro trimestre de 2018. Em abril, na edição da primavera do WEO, a probabilidade andava nos 30%.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)