Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Há turistas a mais em Lisboa? Não, talvez, depende...

Lisboa está na moda e mais cosmopolita e vibrante do que nunca. Mas também nunca teve tantos turistas e vozes críticas a apontar para os excessos cometidos e falta de regras que nos poderão aproximar da realidade de Barcelona e Veneza, onde já se sente uma ‘turismofobia’. A menos de um mês das eleições autárquicas, questionámos os 5 principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa sobre a estratégia de cada um para o turismo na cidade

O número de turistas cresce todos os anos em Lisboa. No ano passado foram 5,6 milhões. E tudo aponta para que aumente bastante o número. Como comenta as vozes críticas sobre o alegado excesso de turismo em Lisboa? Há turismo e turistas a mais na capital, particularmente nas zonas históricas?
Fernando Medina - O aumento de turismo é em primeiro lugar uma boa notícia para a cidade. Uma boa notícia para a economia e o emprego na cidade. Hoje o turismo representa cerca de 80 mil empregos diretos em Lisboa. Representa um valor económico de cerca de 6.300 milhões de euros, do ponto de vista de vendas. Que é três vezes superior ao valor da Autoeuropa e cerca de 4 vezes todo o sector do calçado. Por isso é um sector com uma grande importância económica. Isso é uma boa notícia.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS eandroid - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)