Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Segurança reforçada e homens (muito) pequeninos: festival de Veneza, 2017

d.r.

Com segurança reforçada e “palco” renovado, começa mais um Festival de Veneza, o 74º. A abertura, esta quarta-feira à noite, está a cargo do realizador norte-americano Alexander Payne, com o filme “Downsizing”

Jorge Leitão Ramos

Jorge Leitão Ramos

em Veneza

Jornalista

Ontem ainda havia trabalhos a serem ultimados, cabos de eletricidade e de telecomunicações a serem passados sob as lajes da praça fronteira ao edifício onde funcionou o velho casino, coberturas removidas, mobiliário urbano a ser instalado. E, claro, as necessárias - e muito visíveis - medidas de segurança, agravadas de ano para ano.

Para além de uma presença de polícia assaz notória - nas ruas, na laguna e até no Adriático, onde agentes em motos de água patrulham sistematicamente a costa - todos os acessos à zona onde o festival acontece estão bloqueados por imponentes barreiras de cimento, disfarçadas com as cores do evento, impedindo que qualquer veículo automóvel possa entrar desgovernadamente. Tudo para que a face do espaço onde decorre a 74ª Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica tenha o ar renovado que se deseja e seja tão segura quanto possível.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)