Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

EUA “prontos a disparar”, Pyongyang com resposta pronta, China nas meias tintas, Alemanha preocupada

reuters

Trump avisa Pyongyang que os EUA estão “pronto a disparar”. Pyongyang garante que tem resposta, China diz que só será neutra se Washington retaliar a um ataque norte-coreano e a chanceler alemã condena “qualquer solução militar” para a crise

Cristina Peres

Cristina Peres

(com Lusa)

Jornalista de Internacional

“Nós somos um superpoder, nós somos um hiperpoder”, foi com afirmações como estas que os fiéis à retórica inflamada e provocadora de Donald Trump apoiaram a afirmação com a qual o Presidente dos Estados Unidos voltou esta sexta-feira a ameaçar a Coreia do Norte, dizendo que a opção militar está pronta para ser acionada: “As soluções militares estão plenamente operacionais, preparadas e armadas, para o caso de a Coreia do Norte se comportar imprudentemente. Espero que Kim Jong-un [líder da Coreia do Norte] opte por outro caminho”, escreveu na sua conta no Twitter.

A declaração de Trump insere-se numa escalada da retórica entre Washington e Pyongyang durante a qual, na terça-feira, Trump ameaçou o regime da Coreia do Norte com “fogo e fúria nunca vistos” se Pyongyang persistisse nas ameaças aos Estados Unidos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)