Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Estado arrisca perder €72 milhões com construtora falida

Grupo liderado por Eduardo Rodrigues deve um total de €72 milhões à Caixa Geral de Depósitos e à também estatal Parvalorem

Foto Paulo Alexandrino

Obriverca SGPS, “holding” de topo do grupo fundado por Eduardo Rodrigues e Luís Filipe Vieira, vai ser liquidada. Estado português é credor de 72 milhões, dívida total da empresa é de quase 400 milhões. Eduardo Rodrigues é um dos empresários portugueses que o Expresso identificou no âmbito da investigação Malta Files e trata-se de um dos maiores devedores do Novo Banco, devido a créditos concedidos pelo BES

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O grupo nasceu em 1986 pela mão dos sócios Eduardo Rodrigues e Luís Filipe Vieira, vindo a tornar-se uma das maiores construtoras nacionais. Em 2001, 15 anos depois da fundação, o homem que é agora presidente do Benfica afastou-se. E em 2007 o fundador Eduardo Rodrigues, já sozinho nessa empreitada, reorganizava o negócio, criando uma “holding” para servir de chapéu ao grupo, a Obriverca SGPS. Hoje, esta sociedade é um somatório de dívidas: 392 milhões de euros, segundo a mais recente lista de credores publicada pelo administrador de insolvência.

Sem meios para pagar tudo o que deve, a Obriverca SGPS vai avançar para liquidação. O administrador de insolvência, Jorge Calvete, afirmou ao Expresso ser expectável que esse processo, que passa por tentar vender o património que a empresa tem, deverá durar três a quatro meses. O mesmo responsável admitiu ser possível que diversos credores incorram em perdas face ao montante global de créditos reclamados. Entre eles está a Caixa Geral de Depósitos (CGD). E a também estatal Parvalorem. No seu conjunto, as duas empresas públicas têm a receber mais de 72 milhões.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)