Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Phono Sapiens: como o iPhone fez nascer uma nova espécie

"Let's take a selfie!" Estaremos transformados em documentaristas do nosso quotidiano?

Há dez anos, Steve Jobs prometeu revolucionar as nossas vidas com o iPhone, que colocou à venda no dia 29 de junho de 2007. Houve quem o recebesse com ceticismo, mas já ninguém ignora o impacto que os smartphones têm nos nossos dias: mais de um quarto da população do planeta liga-se à Internet através de um telemóvel. Consegue imaginar um mundo sem eles?

À primeira vista, esta podia ser uma guesthouse como tantas outras na costa vicentina: uma casa com paredes caiadas a branco, janelas emolduradas a azul e uma piscina para refrescar o corpo a qualquer hora do dia. O cenário idílico da praia da Arrifana está a apenas poucos passos de distância, mas também não é isso que faz deste um lugar especial.

Nem sequer as aulas de surf e de ioga, os serões de música ou dança, as festas, as caminhadas ou os passeios. Na verdade, talvez seja um pouco disso tudo, mas sobretudo o facto da Offline House ser um espaço de "detox digital": mal fazem o check-in, os hóspedes são convidados a deixar os seus gadgets em cacifos e só os usarem fora da casa. Aqui, o tempo é para parar, respirar e desligar... o telemóvel.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)