Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Goldeneye, o destruidor

getty

Já infetou mais de 12.500 computadores em 64 países. O mais recente ciberataque à escala mundial, ocorrido esta terça-feira, revela um poder destrutivo que está a preocupar os peritos informáticos. Em Portugal, não foi possível apurar danos de maior, mas, por precaução, o Serviço Nacional de Saúde ficou terça-feira sem acesso à Internet e ao correio eletrónico

O alarme terá soado terça-feira à tarde quando começaram a surgir as primeiras notícias que davam conta de um novo ciberataque de grande escala. Depois de verificar a veracidade da informação, o Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) cortou o acesso à Internet e às contas de e-mail de todos os funcionários do Serviço Nacional de Saúde. Algo que, segundo disse fonte do organismo público ao Expresso, é “parte integrante da estratégia desenvolvida para o combate ao cibercrime”. “Às 18h30 desligámos as contas de e-mail e o acesso à Internet. Numa reavaliação feita às 21h30, voltou a ligar-se a Internet e desde a meia-noite que estamos a repor as contas de e-mail. É um processo progressivo, mas neste momento já todos os funcionários devem ter acesso ao correio eletrónico.”

A mesma fonte confirma que não houve qualquer tipo de “incidentes importantes” registados com o ataque de malware que terça-feira ameaçou empresas um pouco por todo o mundo. Não foi possível determinar, até ao fecho deste artigo, se houve quaisquer casos relevantes noutros sectores em Portugal.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Novo ataque informático atinge vários países

    São várias as empresas que se dizem vítimas de um vírus, que pode ser uma versão modificada do WannaCry. Governo suíço diz que se trata do vírus Petya, responsável pelo ciberataque a vários sistemas mundiais de computadores, em 2016