Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Como Portugal pode perder eurodeputados apesar de haver mais lugares vagos

luís barra

No Parlamento Europeu, a próxima batalha de Portugal é não perder deputados. Por irónico que seja, a saída de 73 eurodeputados britânicos por efeito do Brexit pode levar a que isso aconteça

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

A Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu tem de apresentar até ao princípio de julho um relatório sobre a redistribuição de lugares do Parlamento Europeu (PE), que a questão do Brexit tornou ainda mais premente. E, embora a votação, depois das emendas, só tenha lugar lá para o final do ano, os eurodeputados portugueses de todos os partidos estão já a trabalhar para que Portugal não venha a perder nenhum deputado.

“É um objetivo de todos, mas não está adquirido que o resultado seja esse, será uma luta difícil”, afirmou esta terça-feira na Comissão de Assuntos Europeus o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, que está encarregue de elaborar o referido relatório, em conjunto com a presidência da Comissão de Assuntos Constitucionais. O eurodeputado veio precisamente à Assembleia da República dar conta do problema.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)