Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Repete comigo: eu programo, tu programas, todos programam

Qualquer escola que tenha quinto e sexto ano pode candidatar-se para ter aulas de informática com o projeto GEN10S

Foto TIAGO MIRANDA

Google e SIC Esperança juntaram-se a uma organização sem fins lucrativos espanhola para ajudar cinco mil crianças em Portugal a aprender a programar. A iniciativa prevê formar 500 professores em 40 escolas de todo o país. Prazo para candidaturas abriu esta segunda-feira

Parece estar-lhes no sangue: qualquer criança de dez anos consegue usar um computador, um tablet ou um smartphone sem que alguém os tenha ensinado. “Muitas vezes as pessoas sentem que os jovens hoje em dia fazem muitas coisas com tecnologia.

Todos nós já ouvimos referirem-se aos jovens como nativos digitais”, dizia Mitchel Resnick, um cientistas computacional de uma das universidades mais famosas dos Estados Unidos, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), durante uma conferência TED Talk dada há alguns anos sobre este assunto. “Mas eu não acredito na ideia generalizada de que as crianças hoje em dia são nativos digitais, como se pelo facto de nascerem no meio da tecnologia aprendessem instintivamente a dominá-la.”

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)