Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A encruzilhada social europeia

Valdis Dombrovskis

Foto Reuters

“A desigualdade num contexto de baixo crescimento - a quadratura do círculo” foi apenas um dos temas que reuniu hoje em Bruxelas um conjunto de personalidades no âmbito do Forum Económico de Bruxelas, subordinado ao tema A Economia da UE Numa Encruzilhada. Nada de novo, mas a primeira lição foi: os dois conceitos (desigualdade e baixo crescimento) vão a par. A outra foi: sem Europa social falhamos a Europa

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

A questão é mesmo essa e é melhor tê-la sempre em conta, disse o professor francês François Bourguignon: "A desigualdade e o crescimento andam a par e afetam-se mutuamente, para além de que a desigualdade económica é apenas uma das suas dimensões". Porque para além das diferenças de rendimentos, ainda há que contar com o desemprego, a vulnerabilidade à pobreza, a mobilidade social, enfim, um conjunto de variáveis que não são simples.

O professor francês foi apenas um dos oradores no painel, cujo discurso inicial foi feito pelo comissário Valdis Dombrovskis e teve a comentar o ex-primeiro-ministros finlandês Alexander Stubb, a diretora da Social Plataform, Kélig Puyet, e o secretário-geral da Confederação Europeia dos Sindicatos, Luca Visentini.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)