Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Autárquicas. Candidaturas de listas de independentes levam mais pessoas às urnas

As listas independentes incentivam a participação eleitoral. Outras variáveis, como taxas de desemprego altas e locais com pouca população, também Foto Marcos Borga

Foto Marcos Borga

O facto de os eleitores se sentirem mais identificados com os cidadãos locais é uma das razões que podem levar mais pessoas a irem votar quando há listas de independentes nas corridas às eleições autárquicas, mostra um estudo divulgado esta terça-feira

Raquel Albuquerque

Raquel Albuquerque

texto

Jornalista

Carlos Esteves

Carlos Esteves

infografia

Infografico

A existência de listas de independentes candidatas a uma eleição é um dos motivos capazes de levar mais cidadãos a irem votar. E porquê? O facto de serem compostas por cidadãos locais leva a que haja maior identificação com os eleitores, mostra um estudo apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e divulgado esta terça-feira na Assembleia da República.

O estudo foi coordenado por Francisco Viega e Linda Viega, investigadores da Universidade do Minho, e analisa o impacto que a lei de limitação de mandatos teve nas finanças locais e na participação eleitoral. E no âmbito desde último ponto, os investigadores procuraram analisar o comportamento dos eleitores, com base numa série de variáveis, entre elas a existência de listas independentes.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)