Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Cuidado com o que desejas

António Costa está a conseguir o que desejava. E o que aconteceria se as ambições de Marcelo, Passos, Cristas, Catarina e Jerónimo se concretizassem nos próximos tempos?

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

Helena Pereira

Helena Pereira

texto

Editora de Política

João Carlos Santos

João Carlos Santos

ilustração

Fotojornalista

ilustração joão carlos santos

A língua inglesa tem um ditado que diz “tem cuidado com o que desejas, pode realizar-se”. O primeiro-ministro não fez caso do alerta e tem visto concretizados todos os seus desejos (mais houvera?). E no resto do país político, o que seria ver os sonhos tornados realidade? Fizemos o exercício. Qualquer semelhança com a realidade é pura especulação.

MARCELO REBELO DE SOUSA
REELEIÇÃO COM APOIO DO PS

Imagem cedida pelo gabinete do Primeiro-ministro

Imagem cedida pelo gabinete do Primeiro-ministro

foto de Clara Azevedo

Seria o país todo aos seus pés. Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito com o apoio dos partidos de direita, tem exercido a sua magistratura de influência em sintonia com um primeiro-ministro de esquerda. O corolário seria a reeleição com o apoio do PS, o que até seria possível a avaliar pelo que alguns dirigentes do PS já vão admitindo. Marcelo seria assim o Soares II, repetindo o feito que só o fundador do PS conseguiu: uma recandidatura com o apoio do Bloco Central depois de conseguir ‘dobrar’ durante o primeiro mandato o principal partido rival da sua base de apoio.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)