Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Número de portugueses em risco de pobreza é o mais baixo desde 2011

tiago miranda

Segundo dados do INE, 25,1% dos portugueses estão em risco de pobreza ou exclusão social, menos 1,5 pontos percentuais do que em 2015. Tendência de descida deverá acentuar-se este ano

Um dia depois de revelar o melhor crescimento económico do PIB dos últimos anos, o boletim do INE continua a dar boas notícias aos portugueses. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, o número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social é o mais baixo desde 2011.

Segundo os cálculos do Instituto Nacional de Estatística, 2,6 milhões de portugueses estão em risco de pobreza ou exclusão social. Contas feitas, é basicamente um quarto da população (25,1%). O número é assustador, mas já foi ainda mais negro. De 2015 para 2016, registou-se uma diminuição de 1,5 pontos percentuais. Parece insignificante, mas diz respeito a muitos milhares de pessoas, explica Renato Carmo (ver entrevista no fim deste artigo), diretor do Observatório das Desigualdades.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)