Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Prometeram tanto ao povo britânico que estão destinados a falhar”

A eurodeputada Martina Anderson (à direita na foto) durante uma manifestação em Belfast

getty

Martina Anderson, David Martin e Alyn Smith representam a Irlanda do Norte e a Escócia no Parlamento Europeu. Pertencem a famílias políticas diferentes mas partilham a mesma desilusão sobre o Brexit. Não excluem a visão de um Reino Unido em pedaços

Martina Anderson é a voz de uma Irlanda do Norte que continua a não se conformar com o resultado do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. Esta eurodeputada, do Sinn Féin, fala numa subversão da democracia, porque na Irlanda que ela representa a maioria votou para ficar no projeto europeu.

O Brexit ameaça agora voltar a formar uma barreira entre as duas partes da ilha e esse é um problema que está em cima da mesa para ser resolvido. "Todos os dias 22 mil pessoas atravessam a fronteira criada artificialmente para trabalhar ou para estudar. Não podemos ter um acordo em que parte da Irlanda está na UE e a outra parte está fora", defende a eurodeputada, que pertence à bancada da Esquerda Unitária no Parlamento Europeu.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)