Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Família são várias pessoas que se dão bem

Um dos desenhos do “Álbum de Famílias”

Duas psicólogas questionaram mais de 100 crianças sobre o que é uma família e como se constrói uma família feliz. O inquérito deu origem ao livro “Álbum de Famílias”, que será apresentado esta quinta-feira e que pretende ajudar pais e professores a explicar aos menores a cada vez maior diversidade de modelos familiares

Não interessa se se vive com o pai e com a mãe, só com um deles ou até com dois pais ou duas mães. Não interessa se os pais são os de sangue ou os da criação. Para mais de 100 crianças portuguesas entre os 6 e os 12 anos integradas em diferentes contextos familiares, mais do que a filiação são os afetos que definem o que é uma família.

Através de um questionário aplicado a menores dos mais diversos backgrounds — desde famílias clássicas, monoparentais ou recompostas, até crianças institucionalizadas, adotadas ou que vivem com casais de lésbicas ou gays —, as psicólogas Susana Amorim e Rute Agulhas procuraram perceber como se define uma família aos olhos das crianças, numa sociedade que lida com uma multiplicação cada vez maior de modelos familiares.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)