Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Habemus presbitério

Visita guiada ao novo presbitério Foto José Carlos Carvalho

Foto José Carlos Carvalho

A duas semanas do grande evento - a visita do Papa Francisco, marcada para o icónico 13 de maio, Fátima ultima os preparativos para a receção de um milhão de peregrinos

Rute Barbedo

Visto da perspetiva que o Papa Francisco terá, o recinto de oração parece mais amplo; a azinheira, a passadeira das promessas e a imagem de Nossa Senhora mais nítidas; e a carga dos fiéis mais próxima. Afinal, eram estes os objetivos da obra assinada pelo grego Alexandros Tombazis e liderada por Paula Santos que demorou mais do que o desejado a concluir-se mas que se apresenta finalmente pronta para receber a maior enchente religiosa da Cova da Iria.

No conjunto do novo presbitério (que já foi utilizado noutras cerimónias, embora incompleto), três homens ditam os últimos retoques sob a escultura de Fernanda Fragateiro, panos e vassouras não deixam escapar o brilho aos locais que farão o centro das atenções a 12 e 13 de maio. À saída da sexagenária Basílica de Nossa Senhora do Rosário, será daqui que o Papa conduzirá a eucaristia – inteiramente em português – junto a cerca de 130 celebrantes, entre bispos, cardeais, sacerdotes e acólitos. Será também neste lugar – ‘coroado’ pelo Cristo de Filip Moroder Doss e completado pelos pontos litúrgicos (púlpito, altar e assentos) desenhados pelo arquiteto João Mendes Ribeiro – que o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pedirá oficialmente a canonização de Francisco e Jacinta.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)