Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Turquia, quem esperava diferente?” Reação do embaixador da Turquia à crónica de Henrique Monteiro

Hasan Göğüş, Embaixador da República da Turquia em Lisboa

Hasan Göğüş, Embaixador da República da Turquia em Lisboa

Li o artigo (17 de abril) “Turquia, quem esperava diferente?”, de Henrique Monteiro, na edição digital do vosso estimado jornal, nos termos mais simples, com espanto e desgosto. O povo turco demonstrou uma vez mais, no domingo passado, o seu compromisso com a democracia, tendo ido votar com um nível de participação recorde (85%), raras vezes visto na Europa, para decidir o seu futuro sistema de Governo. Escrevo-lhe não para comentar os resultados do referendo, mas para corrigir os erros históricos e reagir aos pressupostos infundados sobre a Turquia contidos no artigo.

Receio que quer o tom quer o conteúdo deste artigo coloque todo o debate sobre a adesão da Turquia à UE em termos muito perigosos, “cristãos contra muçulmanos”, o que é, na minha opinião, um dos desafios mais difíceis dos nossos tempos. Fiquei particularmente triste ao ver uma abordagem como esta num país onde nunca existiram tendências xenófobas ou islamófobas.

Para começar, e como reconhece o senhor Monteiro, a Turquia sempre fez parte da Europa ao longo da História e, quer adiramos ou não à UE, continuaremos a ser um país europeu.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)