Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“É possível e seguro vacinar crianças contra o sarampo a partir dos seis meses”

getty

Direção-Geral da Saúde admite vacinar os bebés mais cedo, tal como o Expresso Diário noticiou segunda-feira. António Sarmento, professor da Universidade do Porto e especialista em doenças infetocontagiosas, explica o que está em causa

Como comenta a possibilidade, avançada pela Direção-Geral de Saúde, de adiantar a administração da primeira dose da vacina contra o sarampo?
Vacinar antes dos 12 meses é possível e seguro, além de poder ser uma forma de proteger as crianças numa situação de epidemia. Essa dose é chamada “dose zero” e não dispensa que se faça a imunização normal aos 12 meses e, depois, aos 5 anos. A única premissa é que exista, entre doses, pelo menos quatro semanas de distância.

A partir de que idade é que se pode vacinar sem perigo?
Só se deve administrar a vacina a partir dos 6 meses, nunca antes. Porque o sistema imunológico de um bebé com menos de seis meses é ainda imaturo e não está preparado para receber e beneficiar da vacina. Além de que poderia trazer outros efeitos colaterais.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)