Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Isto vai agitar as coisas”: o primeiro homem a liderar a Vogue britânica

Edward Enninful tinha apenas 16 anos quando foi convencido a pôr o Direito de parte e experimentar a carreira de modelo. Quase 30 anos depois, acaba de ser escolhido como editor da Vogue britânica – é o primeiro homem a assumir o cargo e o terceiro negro a liderar qualquer publicação do grupo Condé Nast. Há muita gente apanhada de surpresa: “A moda é sobre mudança - deve ser surpreendente e desafiante. Fomos todos surpreendidos. Agora espero que também sejamos desafiados”

getty

Edward Enninful não sabia que a sua vida estava prestes a mudar quando apanhou o metro naquele dia. A caminho da escola, percorrendo a linha londrina de Hammersmith and City, o jovem de 16 anos reparou que um homem o olhava fixamente. Tentou não se assustar e seguir caminho. Quando finalmente chegou ao destino, a estação de King’s Cross, o homem entregou-lhe um cartão com o seu contacto: “O meu nome é Simon Foxton e adorava que trabalhasses como modelo para mim”.

O inusitado encontro entre Enninful e Foxton, conhecido estilista e colaborador nas revistas de moda i-D e Arena, aconteceu há 30 anos – nessa altura, Enninful não fazia ideia de que o seu futuro passaria pela indústria da moda, convencido que o destino o levaria à advocacia, mas Foxton insistiu que aproveitasse o seu aspeto “bem parecido” para aparecer em sessões fotográficas. Agora, três décadas depois, Foxton pode estar seguro de que fez a aposta certa naquele dia, no metro de Londres, já que Enninful acaba de ser anunciado como novo editor da Vogue britânica.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)