Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Ver os Voca People é como andar num carrossel”

Em 2013, o grupo de cantores vocais passou por Lisboa. Mas os Voca já andaram pelo mundo inteiro.

Eles são uma orquestra em palco, mas a voz é o seu único instrumento. Os Voca People dão um espetáculo surpreendente de música e dança apenas com as cordas vocais. Em Lisboa de 12 a 16 deste mês, sobem ao palco do Teatro Tivoli em 90 minutos ininterruptos de 'performance'. Falámos com o seu criador, Shy Fishman

“Os Voca People são extraterrestres, vêm do Planeta Voca e não dão entrevistas”, informam-nos. “Alimentam-se de energia musical.” Nas tábuas do palco, eles são oito figurinhas brancas que dançam e cantam, como se tivessem uma orquestra inteira ao seu dispor. Mas se não confiarmos nos ouvidos e abrirmos os olhos, percebemos que a única coisa que os Voca People usam são as suas cordas vocais. “Assistir a um espetáculo dos Voca People é como andar num carrossel”, admite Shai Fishman, criador do grupo, em 2008. Em quase uma década, a digressão desta banda pelo mundo tem sido quase ininterrupta.

Os Voca People são constituídos por 8 criaturas vestidas de branco integral. Quantos são homens e quantos são mulheres?
Há sempre 5 homens e 3 mulheres. As figuras masculinas fazem os sons de duas 'beatboxes', baixo, barítono e tenor, e as figuras femininas são alto, mezzo e soprano. Mas na verdade, todos eles têm de cantar em todos os tons.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)