Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Centeno vai premiar quem poupa

luís barra

O Ministério das Finanças vai premiar as equipas da administração pública que conseguirem gastar menos preservando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Quem conseguir ser mais eficiente e poupar na despesa pública, terá acesso a prémios financeiros e não financeiros.

Joana Nunes Mateus

texto

jornalista

Luís Barra

Luís Barra

foto

Fotojornalista

A novidade vem no relatório do Programa Nacional de Reformas (PNR) relativo a 2017, documento a que o Expresso teve acesso e que deverá ser aprovado esta quinta-feira em conselho de ministros, em conjunto com o Programa de Estabilidade a enviar para Bruxelas nos próximos dias.

No âmbito do exercício de revisão de despesa, o PNR destaca a “preparação de um esquema de incentivos orçamentais que tem como objetivo atuar como um estímulo permanente à adoção de medidas geradoras de ganhos de eficiência, permitindo a identificação das boas práticas e a obtenção de poupanças sem prejuízo para a qualidade dos serviços públicos. Este esquema consagra uma estrutura de prémios financeiros e não financeiros para equipas da administração pública assente em metas de redução efetiva da despesa e preservação do desempenho dos serviços”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)