Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Acha que conhece o seu país? Brasileiros no coração, chineses na carteira

nuno botelho

Numa Europa que tem questionado quase diariamente a resposta à chegada de estrangeiros, o que pensam os portugueses? Gostam mais dos brasileiros, a maior comunidade por cá, dizem que são os chineses os que têm maior utilidade económica para Portugal e, no geral, querem menos imigrantes. São os resultados de uma sondagem do Social Data Lab/GFK analisada pelo Expresso e pela SIC

O tema da imigração tem estado na ordem do dia, sobretudo após a eclosão da crise de refugiados e com o crescimento dos movimentos nacionalistas e de extrema-direita um pouco por todo o continente. Em Portugal, a taxa de população estrangeira, em 2015, estava nos 3,8%. Comparativamente com os restantes países europeus, é um valor relativamente baixo. Mesmo assim, os portugueses querem menos.

É isso que mostra um estudo do Social Data Lab com base numa sondagem da GFK, trabalhada pelo Expresso e pela SIC. Quais as nacionalidades com maior presença em Portugal? Quais as que são economicamente mais úteis para o país? Com quais simpatizam mais os portugueses? Queremos mais imigrantes? Estas são algumas das perguntas feitas no inquérito a 1004 pessoas com idades entre os 18 e 64 anos, selecionados através do método de quotas.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)