Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Brexit em marcha a partir de amanhã

O processo de divórcio entre o Reino Unido e a UE está por horas. Londres formaliza amanhã a sua intenção de saída, com uma carta que será entregue em Bruxelas O processo de divórcio entre o Reino Unido e a UE está por horas. Londres formaliza amanhã a sua intenção de saída, com uma carta que será entregue em Bruxelas

Foto FACUNDO ARRIZABALAGA / EPA

É o momento que muitos esperavam e outros tantos temiam. Londres entrega amanhã a Bruxelas a carta formalizando a intenção do Reino Unido em deixar a União Europeia. Entre os 51,9% dos britânicos que votaram pelo divórcio no referendo de junho passado, não haverá porém motivo para alívio. A missão está longe de estar cumprida. A parte espinhosa da separação só agora começa. E, ao final de dois anos, é possível que o Reino Unido tenha de passar por um período transitório em que ainda estará sujeito à lei e ao tribunal europeus

A expectativa mais imediata repousa sobre o que estará na carta que Tim Barrow, representante permanente do Reino Unido na UE, vai entregar em Bruxelas amanhã, às 12h30 (11h30 em Lisboa). A imprensa britânica fala na probabilidade de um documento com sete a oito páginas. Poderá marcar a posição de partida do Reino Unido nalguns pontos centrais das negociações.

Um deles é o da possível conta que o Reino Unido terá de pagar pelo divórcio. A posição de Bruxelas é a de que Londres tem de garantir a sua contribuição para compromissos já assumidos – como verbas para o Fundo de Coesão ou pensões de funcionários da UE. Fala-se num valor de até 60 mil milhões de euros.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)