Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

UE insiste na proibição de tabaco em espaços públicos

A proibição do fumo nas praias volta à agenda da UE

Foto JEWEL SAMAD/AFP/Getty Images

O Comissário Europeu para a Saúde insiste que os países da UE proíbam que se fume “em praias, parques, recintos desportivos e também em carros com crianças”. A DGS ouviu e diz que a ASAE “tem de voltar a fazer campanha” no terreno

Comecemos com um exercício de imaginação. Numa praia, alguém está deitado ao sol a fumar um cigarro. Ao seu lado, está sentado um familiar que fica está exposto ao fumo. Findo o cigarro, se houver preocupação ambiental, a beata é guardada num cinzeiro portátil. Caso contrário, vai acabar enterrada e perdida na areia. Deveria o Estado impedir que esta imagem se concretize para salvaguardar a saúde do fumador passivo? E a União Europeia?

Mudemos de cenário para um estádio de futebol: a bola bateu na trave. A adepta puxa de um cigarro, por instinto, para se acalmar — a nicotina servirá de anestésico. Nem se apercebeu que uma pessoa, sentada na fila de trás, está a virar a cara, incomodada com o fumo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)