Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Relógio para o Brexit começa a contar no dia 29

Theresa May decidiu-se por um “hard Brexit”, ou seja, uma saída total da UE, do seu mercado único, da união aduaneira e da subordinação ao Tribunal Europeu de Justiça

Carl Court/Getty Images

Promessas são para serem cumpridas. É este o sinal dado por Theresa May, que acionará na próxima semana, tal como tinha afirmado que faria, o artigo 50º. do Tratado de Lisboa. E assim se iniciará o processo de desunião entre o Reino Unido e a União Europeia

Na quarta-feira da próxima semana, começa oficialmente a contagem decrescente para o Brexit. O Governo britânico anunciou esta segunda-feira que é naquela data, 29 de março, que acionará o artigo 50º. do Tratado de Lisboa, dando início formal ao processo de saída da União Europeia.

A notificação vai ser materializada através de uma carta da primeira-ministra britânica, Theresa May, ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. May depois falará ao Parlamento britânico.

Mas não será senão o início do divórcio, o equivalente a dar entrada nos papéis. Seguem-se dois anos de negociações com a Comissão Europeia. Enquanto isso, internamente o Governo terá de fazer um esforço legislativo brutal para não ficar juridicamente à deriva quando largar as amarras da UE.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)