Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O desconhecido “lado ar” do aeroporto de Lisboa

A EGEAC, a empresa municipal que gere os espaços e a animação cultural de Lisboa, está a organizar visitas guiadas ao lado de dentro da Capital, ao que se esconde nos bastidores vedados a “pessoal não autorizado”. Abrem-se alçapões de ferro no chão, entra-se no subsolo, atravessam-se áreas restritas. Esta sexta-feira, o Expresso conta-lhe como é o “lado ar” do Aeroporto Humberto Delgado, o lado da pista quando não se está dentro do avião. Mas na “Lisboa por Dentro” há passes de acesso para mais lugares invisíveis. Até 8 de abril

Segurança. Segurança. Segurança. Ninguém atravessa do “lado terra” para o “lado ar” do Aeroporto Humberto Delgado sem passar por vários níveis de segurança. Não é só o normal “líquidos, metais, computadores à vista” na passadeira do raio X, e o corpo desencasacado (e por vezes descalço) a passar no portal de controlo.

É a inscrição obrigatória para a visita dez dias antes da data, com cópia do cartão de cidadão. É a identificação rastreada antes de confirmada a integração num grupo de visitantes. É a proibição de captação de imagens sem autorização prévia. O Expresso pediu e captou em vídeo o lado B da aerogare de Lisboa mas, alerta-se desde já, que se trata de um plano fechado. Por segurança.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • O que se esconde nos locais vedados a “pessoal não autorizado”: dentro de terra, debaixo de Lisboa

    Abrem-se alçapões de ferro no chão, entra-se no subsolo, atravessam-se áreas restritas. A EGEAC, empresa municipal que gere os equipamentos e a animação cultural de Lisboa, está a organizar visitas guiadas ao lado de dentro da capital, ao que se esconde nos bastidores vedados a “pessoal não autorizado”. Esta quinta-feira, o Expresso conta-lhe a descida aos mais de seis quilómetros de galeria técnica sob o Parque das Nações, esta sexta-feira teremos mais - o lado B do Aeroporto Humberto Delgado. Mas na “Lisboa por Dentro” há passes de acesso para mais lugares invisíveis. Até 8 de abril