Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Aos 68 anos, Kaliopi vai aprender informática: “Vou poder ligar aos meus filhos no estrangeiro pelo Skype, sem pagar nada!”

cátia bruno

Este é o último de uma série de textos que o Expresso publicou esta semana a partir de Atenas, numa fase em que a situação na Grécia voltou a agravar-se. Ao longo dos últimos dias disponibilizámos uma série de perfis de vários gregos, todos eles diferentes, que dão rosto às estatísticas do país

Cátia Bruno

Cátia Bruno

enviada a Atenas

Jornalista

Kaliopi Vassilioki tem 68 anos e vai voltar a estudar. Não na universidade, nem numa escola de línguas, mas, a partir desta sexta-feira, esta avó está inscrita num curso de informática. Em breve espera já saber usar o tablet que lhe será emprestado nas aulas, a decorrerem nas instalações do KAPI, o Centro de Proteção Sénior do município de Iraklio, um subúrbio a cerca de 10 km de Atenas.

“Isto é maravilhoso”, exclama Kaliopi, depois da primeira aula, que serviu apenas para a apresentação do curso por Dimitrios Kampanaros, membro da 50+, uma organização de apoio aos idosos que colabora com o município. A sala esteve animada, com muitas perguntas da audiência, conversas cruzadas e alguns risos. Os alunos estão nervosos, ansiosos por aprender a mexer nas teclas de um touchscreen sem se enganarem e trocarem um ‘a’ por um ‘s’ - ou melhor, sem trocar um ‘alfa’ por um ‘sigma’ -, mas também estão entusiasmados.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Junho, o mês mais triste para um professor contratado

    Vivian Kleideri já quase perdeu a conta ao número de escolas por onde passou nos últimos dez anos. “Fazemos as nossas malas e vamos para onde nos mandarem. Em junho regressamos e ficamos à espera de saber para onde vamos a seguir. Isto se formos selecionados, é claro.” A terceira reportagem da enviada do Expresso à Grécia é sobre o Ensino