Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Novo modelo de preços de energia em Portugal vai ter 100 empresas como cobaias

JOÃO CARLOS SANTOS

Teste. Regulador da energia está a preparar um projeto-piloto para testar tarifas de eletricidade dinâmicas. Clientes podem poupar até 10% da fatura anual ou pagar um adicional de até 5%. Daqui a dois anos, o regulador decide se alarga este modelo aos restantes consumidores

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Tarifas dinâmicas. Em Portugal, a expressão não passa, para já, de uma ideia no papel, mas em breve haverá 100 consumidores industriais de eletricidade em Portugal Continental que vão testar ao longo de 12 meses a viabilidade de ter preços que vão variar consoante a hora e o dia a que a energia é consumida, com uma amplitude tarifária bastante mais acentuada do que a já existente, por exemplo, nas tarifas bi-horárias.

O projeto-piloto, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), faz parte de uma bateria de quatro testes para aperfeiçoar o sistema tarifário da eletricidade: dois em Portugal Continental (cada um com 100 clientes empresariais), um na Madeira e outro nos Açores (cada um com 80 consumidores).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)