Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Portugal, a república pacífica

LUCÍLIA MONTEIRO

Na classificação do Índice Global de Paz, Portugal surge classificado como o quinto país mais pacífico do mundo, numa tabela que organiza 163 países. São 23 indicadores que definem o lugar do país

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Quanto mais não fosse, valha-nos a paz! Portugal é o quinto país mais pacífico (ou mais seguro) entre os 163 países avaliados pelo Índice de Paz Global, uma lista elaborada pelo site VISION OF HUMANITY, uma iniciativa do Instituto para a Economia e a Paz (IEP).

O índice é realizado com base em 23 indicadores quantitativos e qualitativos, que “medem” o nível da paz em cada país. Os indicadores podem ser agrupados em três temas gerais: nível de segurança e proteção da sociedade; número de conflitos internacionais e grau de militarização.

Entre esses fatores, contaram especialmente para Portugal a militarização (1,4 pontos em 5), sociedade e segurança (1,6 em 5) e ainda conflitos internos (1,1 em 5), mas há outros.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)