Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Quadros polémicos: na dúvida, mantenha o charme. Ministro não tem dúvidas: são verdadeiros

INAUGURAÇÃO O Ministro da Cultura e o diretor do museu estiveram presentes na inauguração

marcos borga

Na inauguração de Lisboa Global poucos visitantes conheciam a polémica sobre dois quadros e poucos tinham certezas. Depois de ter visto a exposição e lido as teses antagónicas sobre as duas telas, o Ministro da Cultura disse ao Expresso não ter dúvidas acerca da autenticidade das obras

Mesmo quem não soubesse da inauguração de uma grande exposição com polémica pelo meio adivinhava a existência de um evento no Museu Nacional de Arte Antiga. O trânsito estava parado para chegar à Rua das Janelas Verdes e os passeios cheios de gente. Era o cenário normal de uma quinta-feira de inauguração no museu. Fora do normal apenas a polémica em que esta exposição está envolvida.

Enquanto se faz compasso de espera para abertura de portas, a maioria das pessoas com quem o Expresso falou desconhecia a polémica. E foram várias as vezes que se ouviu a resposta: “Não, não sei de polémica nenhuma. Eu venho para a exposição”. Ou havia os que a conheciam e lhe retiravam importância, como um antiquário impaciente para ver as obras: “Não acredito muito na polémica. Sou antiquário, tenho todo o interesse em ver a exposição. Independentemente da polémica. Acho que a exposição vai ser ótima.”

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)