Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Noaptea ca hoitii! (esta frase não é um erro, é sobre coisas muito sérias)

CORRUPÇÃO. “Estamos fartos”, diz o cartaz empunhado por esta manifestante. Os romenos têm-se manifestado em massa contra medidas que creem ser feitas para ilibar políticos suspeitos de corrupção

ROBERT GHEMENT /epa

Esta é uma história que se pode contar através de cartazes: os que os jovens romenos trazem para os protestos que duram há mais de uma semana; os que a oposição política, sem força, segura no Parlamento; e os que se exibiram na revolução de 1989, ressuscitados agora nas redes sociais. A Roménia está a ser abalada pelas maiores manifestações desde o fim do comunismo. Desta vez, a nova geração luta não contra a ditadura mas contra a corrupção - tudo por causa de legislação que é vista como facilitadora de comportamentos à margem da lei

Cátia Bruno

Cátia Bruno

Jornalista

Na praça da Vitória, em Bucareste, há já mais de uma semana que se ouve o grito “Noaptea ca hoitii!”. A frase, que significa “Como ladrões na noite”, é uma das várias palavras de ordem adotadas pelos manifestantes contra as medidas do Governo vistas como facilitadoras da corrupção.

“Eles tentaram enterrar-nos. Não sabiam que somos sementes”, pode ler-se num dos cartazes que também marcou presença na praça em frente à sede do Governo, ao lado de muitas bandeiras − algumas da União Europeia, muitas delas da nação.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)