Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Governo confia que “não haverá problema” na transferência da Carris para a Câmara de Lisboa

CARRIS APRECIADA. A passagem da Carris para a tutela da Câmara de Lisboa vai ser alvo de um debate parlamentar pedido pelo PCP. Falta saber se os comunistas apresentarão também uma proposta para reverter essa transferência, criando um novo problema à estabilidade da maioria parlamentar

TIAGO MIRANDA

Pedido de apreciação parlamentar do PCP à transferência da titularidade e gestão da Carris para o município de Lisboa recebido com tranquilidade pelo Governo. Comunistas não especificam se tencionam avançar com proposta para a cessação de vigência do decreto-lei

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Helena Pereira

Helena Pereira

Editora de Política

O pedido de apreciação parlamentar do PCP à transferência da titularidade e gestão da Carris para o Município de Lisboa foi recebido com tranquilidade pelo Governo. E, no curto prazo, não deverá provocar quaisquer sobressaltos a este processo. “Não haverá nenhum problema com a transferência da Carris a 1 de fevereiro”, que ocorrerá formalmente esta quarta-feira, assegura ao Expresso o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

A iniciativa do PCP – que deu entrada nos serviços da Assembleia da República na sexta-feira – tem apenas a forma de apreciação parlamentar. O que significa que, se não for acompanhada de uma proposta de resolução no sentido de pedir a cessação de vigência do decreto-lei que formalizou a mudança de titularidade e gestão da Carris, dará apenas origem a um debate sobre o tema no plenário da Assembleia da República. Mas se o PCP avançar para o pedido de cessação desta lei pode provocar um novo problema ao Governo, dado que essa proposta seria aprovada com os votos favoráveis do PSD e do CDS.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)