Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Alemanha pressiona e pede medidas adicionais a Portugal

getty

Governo alemão elogia esforço português para corrigir o défice em 2016, mas espera que Centeno tome mais medidas para garantir o cumprimento das regras este ano. Eurogrupo reúne-se esta quinta-feira em Bruxelas e Portugal está na agenda

Mário Centeno chega esta quinta-feira ao Eurogrupo com mais certezas e garantias de que o défice em 2016 ficou confortavelmente abaixo do exigido por Bruxelas. O número não deverá ir além dos 2,3% do Produto Interno Bruto - garantia de António Costa -, o que deverá satisfazer os restantes parceiros da moeda única. Em declarações ao Expresso, fonte oficial do Governo alemão diz que o executivo “saúda que Portugal tenha provavelmente alcançado as metas do défice para o ano que passou”.

No entanto, a mesma fonte dá conta das preocupações e dúvidas de Wolfgang Schäuble para este ano: “Em relação ao orçamento de 2017, esperamos que Portugal tome medidas adicionais para cumprir as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, tal como foi dito pelo Eurogrupo em dezembro”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)