Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Gigante ucraniano leva jeeps dos Comandos para África

tiago miranda

Está em curso a maior operação de projeção além-fronteiras de material de guerra por via aérea jamais realizada pelo Exército. 600 toneladas de viaturas, armamento e munições seguem para Bangui, capital da República Centro-Africana, a bordo de um Antonov 124 ucraniano fretado pelas Nações Unidas. O Expresso acompanhou o carregamento do sétimo voo

Carlos Abreu

texto

Jornalista

João Santos Duarte

João Santos Duarte

vídeo

Jornalista

Tiago Miranda

Tiago Miranda

fotos

Fotojornalista

Esta é uma história feita de grandes números que já entrou para a História das Forças Armadas portuguesas como a maior projeção de material de guerra, neste caso do Exército, por via aérea. 55 viaturas e 12 contentores pesando cerca de 600 toneladas seguem em nove voos de um gigantesco Antonov 124 rumo a Bangui, capital da República Centro-Africana. Esta quinta-feira de manhã, o Expresso acompanhou o carregamento do sétimo voo. Serão realizados apenas mais dois.

Tudo começou no Regimento de Comandos, na Serra da Carregueira, conselho de Sintra, onde toda a carga – viaturas e contentores – foi preparada e se encontra estacionada. Daqui seguiu em coluna militar até Figo Maduro, o aeródromo militar da Força Aérea onde são realizados os últimos preparativos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)